O estrabismo, popularmente chamado de vesguice, é um defeito visual no qual os olhos estão desalinhados e apontam para direções diferentes. Um olho pode estar direcionado em linha reta, enquanto o outro está desviado para dentro, para fora, para cima ou para baixo.
Uveítes
O que é Uveíte? O que são Uveítes?
Uveítes: é a inflamação das estruturas internas do olho.
Quais são os principais sinais e sintomas da uveíte?
Sensibilidade à luz (fotofobia), visão embaçada, dor, moscas volantes e olho vermelho.
Quais são as causas da uveíte?
Em alguns casos, a causa da uveíte é desconhecida (uveíte idiopática), produzida por processos imunológicos. Doenças reumatológicas, como artrite reumatóide juvenil e do adulto, doença de Behçet, lúpus e a espondilite anquilosante também estão incluídas nas causas da uveíte por processos imunológicos.
As uveítes podem ter causa infecciosa (vírus, bactérias, fungos e parasitas), ser secundária a traumas oculares e a algumas neoplasias (leucemias, linfomas e metástases). Doenças que acometem outras partes do organismo, como toxoplasmose, toxocaríase, tuberculose e sífilis. Além de herpes, citomegalovírus e aids, como exemplos de causas infecciosas para as uveítes.
As crianças podem ter uveítes?
Sim! Podendo, inclusive, já nascer com comprometimento visual, como na toxoplasmose congênita e rubéola. Outra causa importante de uveíte na infância é a artrite reumatóide juvenil.
A uveíte pode comprometer a visão?
Quando não tratada de forma adequada ou quando o diagnóstico é muito tardio, a uveíte pode causar danos visuais irreversíveis. Pode causar – ainda – glaucoma, descolamento de retina, catarata, além de cicatrizes na retina que causam redução na visão.
Como tratar a uveíte?
Em muitos pacientes há necessidade não só do uso de colírios, mas também, de medicamentos específicos para a causa da doença (antibióticos, antifúngicos, antivirais). Em se tratando de uma doença reumatológica, autoimune ou de causa desconhecida, os principais medicamentos utilizados são os corticoides e os imunomoduladores. Portanto, a detecção precoce com tratamento bem direcionado e a interação com outras especialidades médicas são importantes para o controle de grande parte das uveítes.