O estrabismo, popularmente chamado de vesguice, é um defeito visual no qual os olhos estão desalinhados e apontam para direções diferentes. Um olho pode estar direcionado em linha reta, enquanto o outro está desviado para dentro, para fora, para cima ou para baixo.
Moscas Volantes
O que são Moscas Volantes?
Algumas pessoas se queixam do incômodo causado pelo aparecimento de pequenas manchas em seu campo de visão. Essa impressão pode ser causada pelas moscas volantes, que são pequenas condensações do vítreo. Normalmente, são de pouca importância e fazem parte do processo de envelhecimento. É um fenómeno comum em indivíduos com mais de 60 anos e em míopes.
Quando as moscas volantes representam motivo de preocupação?
Múltiplas moscas volantes podem ser sinal de rasgo ou ruptura na retina, um fator causador de uma doença grave denominada descolamento de retina. O risco associado às moscas volantes só pode ser verificado por um oftalmologista, através de um exame especializado.
O que pode ser feito para diminuir o incômodo das moscas volantes?
Esse tipo de perturbação pode ser reduzido com movimentos oculares para cima, para baixo e para os lados.
O que são flashes luminosos?
Quando a gelatina vítrea que preenche o interior do olho traciona a retina, é produzida uma reação semelhante a de flashes luminosos. Essa sensação, pode permanecer por semanas e faz parte do processo de envelhecimento. Existem ocasiões em que os flashes luminosos podem estar relacionados a um grande número de moscas volantes ou ao escurecimento de uma parte do campo de visão. Nesse caso, podem ser sintomas de ruptura retiniana ou descolamento de retina.
Quando procurar um oftalmologista?
Quando as moscas volantes e flashes de luz aparecerem em grande número ou se aumentarem muito com o passar do tempo. Se durante o exame, o oftalmologista detectar a presença de ruptura retiniana, pode ser indicado o tratamento com laser. Este tratamento no consultório pode prevenir o descolamento de retina.