Pular para o conteúdo

Dr. Daniel Abreu

Exames

 
Clique nos títulos para saber mais sobre cada exame.

Consulta Oftalmológica

Muitas doenças relacionadas aos olhos podem ser prevenidas, tratadas e quando detectadas precocemente, curadas. Sendo assim, é fundamental que você realize exames de rotina regularmente para diagnosticar alterações oculares que possam causar dano a visão e prevenir a cegueira.

Teste de acuidade visual

O teste de acuidade visual é o exame mais elementar para se checar a capacidade funcional da vista de uma pessoa. Quanto melhor o resultado, maior a habilidade de enxergar perfeitamente.

Teste do olhinho

O primeiro exame oftalmológico, o Teste do Olhinho, deve ser realizado no nascimento. Após, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica indica um exame a cada 6 meses nos dois primeiros anos de vida, e após, se tudo normal, um exame anual até os 8-9 anos, época em que termina o desenvolvimento da visão.

Biomicroscopia

Também conhecido com o exame na lâmpada de fenda. Com ela, é possível avaliar o olho em detalhes, que vão da córnea ao nervo óptico. Trata-se de um microscópico com grande aumento em que é possível ver até células do olho.

Fundoscopia

Consiste em examinar as artérias, veias e nervos da retina através dos meios transparentes do olho (salvo em caso de patologias) que se interpõem entre o médico e a retina. É a melhor forma de analisar o estado de nossos vasos sanguíneos sem utilizar um método invasivo.

Tonometria

O primeiro exame oftalmológico, o Teste do Olhinho, de

É a medida da pressão intraocular. Deve ser realizada rotineiramente em todas consultas.

ve ser realizado no nascimento. Após, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica indica um exame a cada 6 meses nos dois primeiros anos de vida, e após, se tudo normal, um exame anual até os 8-9 anos, época em que termina o desenvolvimento da visão.

Mapeamento de retina

Permite a análise de todas as estruturas da retina, nervo óptico e vítreo, inclusive alterações na periferia da retina. Muito importante em pacientes míopes, mais suscetíveis a degenerações periféricas, diabéticos, hipertensos e naqueles com queixas de moscas volantes ou fotopsia.

Topografia de córnea

É um exame fundamental na avaliação dos astigmatismos corneanos e outras alterações de superfície. Está indicado para os candidatos à cirurgia refrativa, no planejamento das incisões na cirurgia de catarata e das incisões da lente intraocular tórica (posicionamento do astigmatismo).

Paquimetria corneana

Consiste na medida da espessura corneana para planejar a cirurgia de miopia, astigmatismo e hipermetropia, além de avaliar a evolução da espessura corneana em doenças da córnea.

Campimetria visual computadorizada

Avalia o campo de visão dos pacientes. O exame consiste em se apresentar estímulos luminosos em diferentes regiões do campo de visão para que sejam detectados pelo paciente.

PAM - Potencial de Acuidade Visual

Avalia o potencial de visão do paciente. É indicado para todo paciente que, por alguma razão, não alcance boa visão ao exame de refração. É realizado principalmente em pacientes que irão submeter-se à cirurgia de catarata.

Ecobiometria ultrassônica

Exame realizado para medir a distância entre as estruturas oculares, usando o ultrassom tipo A-scan ou B-scan. É usado principalmente no pré-operatório da cirurgia de catarata para determinar o grau da lente intraocular a ser usada.
Através desse exame, é realizada a medição do grau da lente intraocular a ser colocada no paciente que será submetido à cirurgia de catarata. Serve também para medir o comprimento anteroposterior do olho, para controle pós-operatório de glaucoma congênito.

Adaptação de lentes de contato

Conjunto de exames que envolve o teste com lentes de prova para selecionar a lente de contato mais adequada para cada paciente. A multiplicidade de qualidades de lentes de contato disponíveis no mercado requer um trabalho de adaptação, de acordo com o caso, por exemplo, após cirurgia refrativa, para leitura, multifocais, coloridas, em ceratocone, após transplante de córnea, etc.

Curva tensional diária

É realizado para o estudo do comportamento da pressão ocular durante o dia. É indicado no diagnóstico do glaucoma e no acompanhamento de seu tratamento

Teste de Ishihara

Avalia a percepção cromática, ou seja, a visão das cores. Utilizado para detecção do daltonismo.

Ruptura do filme lacrimal

É o exame realizado para avaliação da estabilidade do filme lacrimal na córnea, com o objetivo de identificar e tratar o Olho Seco.

Motilidade ocular

Analisa a existência de alguma alteração do movimento dos olhos e a percepção de estímulos visuais, permitindo avaliar o alinhamento dos olhos e identificar ocorrências de algumas patologias oculares como: estrabismo ou ambliopia.

Microscopia Especular de Córnea

A Microscopia Especular de Córnea tem a função de avaliar as células da camada mais profunda da córnea, de forma quantitativa e qualitativa. O exame é indicado em pré-operatório de cirurgias intraoculares, como a cirurgia de catarata, de glaucoma, de transplante de córnea, assim como nas degenerações e distrofias da córnea.